sexta-feira, 4 de maio de 2018

DOUBLE YOU - "SOMEBODY" (1997) E UMA BREVE HISTÓRIA DO GRUPO

ALGUÉM COMO WILLIAN NARAINE
"Somebody" sendo recomendada pela saudosa revista DJ Sound, na época de seu lançamento

Vocês se lembram do ano de 1997? Na minha opinião, foi um ano muito bom para a eurodance, embora também este tenha sido o último ano realmente importante para a cena nos anos 90. 
No ano seguinte, 1998, tivemos uma queda brusca do estilo no cenário musical, e uma febre crescente no axé e forró, que ajudaram mais ainda a afastar a eurodance dos brasileiros. O gênero só voltou a ter relevância e espaço novamente no início dos anos 2000, com uma nova roupagem que o "dance" obteve, seguindo uma linha mais para a trance music.


Mas voltando ao ano de 1997, tivemos várias músicas dançantes vindas da Europa para alegrar os jovens brasileiros. Foi um ano muito produtivo e especial para artistas como 2 Eivissa (Oh La La La), Regina (Day By Day), Alexia (Uh La La La), Taleesa (You And Me), Whigfield (No Tears to Cry), General Base (On & On), Gala (Come into my Life) e entre tantos outros. Outro forte expoente do eurodance que se destacou muito por aqui foi o grupo Double You, que é simplesmente um dos maiores astros da dance music, e que lançou naquele ano o seu ótimo single "Somebody". Mas vale ressaltar também que, antes mesmo deste seu lançamento, o vocalista William Naraine se apresentou por aqui com a argentina Karina no início daquele ano, onde performaram juntos a música "In The Name Of Love", faixa que foi um grande sucesso e tema de novela global.


Double You com Karina, no extinto Programa Livre, em 1997

Outro fato, que só reforça que 1997 foi um excelente ano para o Double You, é o lançamento da sua coletânea "The Best Of", lançada no Brasil pela Spotlight Records na primavera de 97. O disco trazia os seus maiores hits, sendo um sucesso de vendas.

Sobre o single "Somebody", ele atingiu o topo das músicas mais tocadas nos charts das danceterias daquele ano, assim também como foi muito bem executado nas rádios, como a Jovem Pan, 97 FM, Metropolitana e tantas outras.


William Naraine em 1997

DOUBLE YOU

William Naraine, Andrea De Antoni e Francesco Amato formaram o Double You em 1985, mas só foi em 1992 que o sucesso veio bater na porta do trio, quando conheceram o famoso produtor Roberto Zanetti (Robyx) e assim lançaram a regravação dance da canção "Please Don't Go", original da lendária banda KC And The Sunchine Band.

Depois disso o sucesso não parou mais, principalmente no Brasil, onde eles vieram pra cá incontáveis vezes. Na verdade, podemos dizer que William Naraine passou a morar de vez no nosso país, fazendo esporadicamente alguns shows internacionais para os gringos.

Nos anos 2000 William se juntou a vários djs e produtores que eram tendência na época e criou novos sucessos como "Get Up" e "Beat Goes On" (DJ Ross) e "The Volume" (GM), mas seus clássicos noventistas ainda são os mais lembrados, como o 1º sucesso já citado, além das faixas "Run To Me", "Looking At My Girl", "Part-Time Lover", "Who's Fooling Who", "We All Need Love", entre tantos outros.


"Por favor, não vá embora"

No total, a banda Double You gravou 7 álbuns, um recorde para um artista de dance music. Muitos não conseguem gravar um disco se quer (Taleesa), e muitos outros lançam apenas um ou dois álbuns no máximo... Double You foi além, embora também, já faz 7 anos que eles não lançam novos trabalhos, tendo o seu último registro no ano de 2011.

Apesar destes impressionantes números, é triste ver a queda de interesse do público durante o passar dos anos, pois se você pesquisar sobre os álbuns da banda, perceberá que somente os 2 primeiros discos é que foram realmente lançamentos mundiais e com altas vendagens. 
Para se ter uma idéia, o primeiro álbum "We All Need Love" (1992) teve 30 edições lançadas em diversos países do mundo, enquanto que o segundo trabalho "The Blue Album" (1994) teve 14 edições, ou seja, perdeu mais da metade de suas distribuições, se compararmos com o disco anterior.

Já o terceiro álbum, "Forever" (1996), só foi lançado no Brasil. Não existem registros deste trabalho em nenhum outro lugar do mundo. No mesmo ano de 1996, Andrea anunciou a saída do grupo. Já em 1998, agora sendo uma dupla, o Double You retornou com "Heaven", novo e quarto disco que saiu apenas na Itália e... Brasil, é claro!

Querendo seguir novos rumos em sua carreira, o parceiro Franco Amato também veio a se desligar do Double You.
Daí em diante, seguiu uma sequência de lançamentos apenas em território brasileiro, como "Studio Live" (2001), "Double You Live" (2008) e "Life" (2011), sendo este o seu último álbum gravado e lançado.

Podemos deduzir então que o Brasil é o país onde o Double You mais teve visibilidade, mais sucesso em shows, mais vendagens de discos e mais fãs conquistados que em qualquer outro país do mundo. Até na Itália, terra natal da banda, o Double You parou de lançar seus discos, mas aqui eles continuaram firmemente.

MINHA COLEÇÃO
Estes são os meus CDs que tenho do Double You, que também deixo disponibilizado para download:



"THE BLUE ALBUM"
"FOREVER"
"DOUBLE YOU" (REVISTA "UAU")
"THE BEST OF DOUBLE YOU"


''Devo ter alma brasileira''
Com William Naraine, na cidade de Salto/SP

William Naraine passou então a se dedicar mais em shows, ao lado de Gino Martini, um músico brasileiro que se tornou parceiro a partir de 1995. Eles visitaram (e ainda continuam visitando) diversas cidades do Brasil, inclusive realizando shows em churrascarias e festas de casamento.

Tudo isso é muito legal, pois mostra que apesar de décadas, o grupo segue firme, muito em forma, se apresentando e atraindo ainda muitos fãs. Eu mesmo realizei o sonho de ver o grupo pela 1ª vez no ano de 2017, graças à estes shows maravilhosos de flashbacks que eles andam fazendo pelo país todo.

Mas por outro lado, ficamos sem muitas novidades a respeito de novos singles e álbuns. Obviamente é compreensível toda essa escassez, já que o mercado fonográfico e tendências musicais não estão muito favoráveis para o Double You... 
Infelizmente o público que consome músicas atuais não está dando preferências para canções agradáveis e de qualidade, apenas exaltando "artistas" medíocres, lacradores com bordões de internet e quem faz apologia ao crime.

Mas seguimos sempre esperançosos, de escutar mais músicas novas dos mestres inesquecíveis do eurodance: DOUBLE YOU! 


11 comentários:

  1. Nos anos 90 nenhum artista da Dance Music foi mais brasileiro do que
    William Naraine do Doble You.
    O primeiro sucesso do cara que eu me lembro foi Please Don't Go em 1992 e depois disso o cara não parou mais.
    Era presença mensal garantida nos típicos programas dominicais da época, tais como Gugu, Planeta Xuxa e Domingão do Faustão.
    Recentemente teve um show dele aqui em minha cidade e depois do show ele desceu pra pista e entrosou com a galera. Gente como a gente. Conversando e falando das músicas dos sucessos dos anos 90. Alí acessível a qualquer um.
    É um dos caras que eu mais admira no cenário da dance music dos anos 90.
    Ainda no meio da década de 2000 ele lançou algumas músicas que também fizeram muito sucesso Double You - Beat Goes On (DJ Ross) e Double You - To
    The Beat e DJ Ross vs. Double You - Get Up, que tocou pra caramba.
    Acho que foi algo assim, tipo o renascimento da Fenix
    Abraço obrigado por manter viva as lembradas da década de 90.
    A melhor década de todos os tempos.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , DOUBLE YOU foi um fenômeno!
      O grupo marcou época, com suas diversas regravações ou músicas de autoria própria.

      Excluir
    2. Bacana,bela resenha. Sem sombra de dúvidas "Um fenômeno Dance dos anos 90".Double You eternamente!!!

      Excluir
  2. Eu tinha uma fita K7 do The Best OF Double You. CD naquela época era muito caro para mim, ainda mais que morava no meio do mato no interior do Rio Grande do Sul. Double You esteve duas vezes aqui em Caxias do Sul que eu me lembro. A primeira foi em 2006/07, logo depois do Planet Pop Festival. Ele esteva na extinta Yes Music Hall onde se apresentou com o Dj Ross.Na mesma noite estiveram o Kasino, o Ramada e acho que a Dalimas e o Daytona. A ultima vez foi há quase 2 anos na Pepsi Club numa festa anos 90,mas ali ele se apresentou com a banda e uma vocalista que tentava dublar a estupenda Sandy Chambers. Não pude ir em nenhuma das duas, mas meus amigos foram e me mostraram videos( Aqui na ultima apresentação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, quando você puder ir, vai! Pois vc não irá se arrepender!

      O show dele é muito bom, creio que vai chegar o momento certo de você assistir algum show do Double You ainda...como aconteceu comigo também...Fazia uns 20 anos que eu me planejava e nunca dava certo, depois "os céus" acabaram ajeitando este acontecimento e foi muito bom!!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns por vc deixar disponível esses downloads
    muito obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  4. Jovem Rikardo! Parabéns pelo seu belíssimo blog, fantástico a história e biografia do William Samuele Serafino Naraine (Double You). Muito bom jovem, sou fã do som dos anos 90. Showwwwww!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom que gostou!! O som dos anos 90 é maravilhoso mesmo, né? Grande abraço!

      Excluir
  5. Gente, não estou localizando onde acesso os downloads... alguém me auxilia? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Fui no show em 1996 em Franco da Rocha alguém lembra amo demais dolble You

    ResponderExcluir